Ingredientes usados na cerveja
Saiba quais ingredientes são utilizados na fabricação de uma cerveja
Água, malte lúpulo e leveduras. Você sabia que esses são os ingredientes principais para fabricar cerveja? Confira a seguir como são usados cada um deles:
SEM ÁGUA NÃO TEM CERVEJA
Ela dispensa apresentações, né?
Até mesmo as cervejas mais fortes têm cerca de 90% de água em sua composição. Ou seja: a água é superimportante para a bebida.
Em geral, para cada litro de cerveja produzido, são utilizados de 5 a 20 litros de água, considerando todos os processos usados na fabricação - desde o começo até a limpeza e pasteurização.
MALTE
Com certeza você já deve ter ouvido sobre ele, afinal o que mais tem por aí são rótulos com o seu nome. Ele é um dos principais ingredientes da cerveja e também traz vários benefícios para a saúde. Já sabe, né? Estamos falando de malte!
O que muita gente não sabe é que o malte não é um produto que já nasce pronto. Antes de ser malte, os grãos são cereais, que depois de colhidos passam pelo processo de maltagem. É durante a maltagem que os grãos viram malte: eles ficam de molho, germinam, são secados e torrados.
Existe uma grande variedade de maltes, que quando combinados com lúpulos conferem sabor e aroma a cada estilo. Conheça alguns dos que a gente utiliza por aqui:
Pilsen – Ele é a base para todos os tipos de cerveja, possui sabor maltado doce.
Carared/ Caraambar – Maltes com sabores adocicados que conferem coloração vermelha e âmbar às cervejas.
Caraaroma- Ele incrementa o corpo e melhora o aroma de malte para cervejas escuras.
Carafa - Malte torrado com coloração marrom-café. Confere aroma de cerveja escura às cervejas.
LÚPULO
É o terceiro ingrediente utilizado na fabricação de cerveja. O lúpulo na verdade, é uma planta noturna que chega a medir entre cinco e sete metros de altura, seu nome botânico é Humulus lupulus.
A presença do lúpulo é fundamental para conferir à bebida o aroma e amargor característico da maioria das cervejas.
LEVEDO
O levedo é um microrganismo com o nome botânico Saccharomyces. Ele é responsável por consumir o açúcar extraído do malte transformando-o em álcool e gás carbônico na cerveja.
Embora existam centenas de tipos de levedo, a maioria deles não é apropriada para a fabricação de cerveja. A exceção são a Saccharomyces cerevisiae e outras duas variantes.
Geralmente eles podem ser divididos em duas categorias:
Leveduras de alta fermentação: utilizadas em processos fermentativos entre 15° E 25°. Produzem aromas típicos frutados.
Leveduras de baixa fermentação: utilizadas em temperaturas mais baixas entre 9 e 15°. O processo é mais lento para produzir estilos mais neutros do ponto de vista de aromas da fermentação.
OUTROS INGREDIENTES
Frutas podem ser utilizados para dar um toque especial a cerveja. Tradicionalmente adiciona-se uma fruta ou o seu suco para provocar uma segunda fermentação e incorporar novos sabores à bebida. Como exemplos podemos citar o melão, a laranja, o damasco, e até mesmo o limão.
Outras opções de ingredientes são as ervas e os aditivos. Eles também são usados para mudar o sabor, aroma e cor da bebida.